Parques em Londres

Pra quem acha que Londres é só cinza, é bom saber que mais nada menos que 40% da cidade é verde! Então, não é à toa que segundo a ONU, Londres pode ser considerada uma floresta!

E é claro, muito desse verde vem dos parques da cidade. São simplesmente 3 mil, ocupando 35 mil acres, o que equivale a 20 mil Maracanãs de grama e árvores. Na verdade, em Londres, você “tropeça” em parques: basta andar de ônibus por 15 minutos que com certeza vai ver ao menos um pelo caminho.

Green Park

E pra quem não sabe, o parque é a praia do londrino no verão! É que nessa época, entre junho e agosto, o clima se torna mais agradável, o sol aparece de verdade e os dias parecem durar mais; às vezes, são 9h da noite e o céu ainda está claro! Por isso, não estranhe se ver londrinos de sunga ou de biquini esparramados nos parques aproveitando o sol. É a praia deles.

Outra coisa curiosa sobre os parques de Londres é que alguns deles são da rainha. É que no passado eles serviam para a recreação da família real, principalmente para a caça (lembra dos filmes em que os caras saíam pra caçar?). Bem, da rainha ou não, hoje todos os parques de Londres são gratuitos.

Kensington Gardens

Na listagem oficial, os “The Royal Parks” são: Bushy Park, The Green Park, Greenwich Park, Hyde Park, Kensington Gardens, The Regent’s Park & Primrose Hill, Richmond Park, St James’s Park, Brompton Cemetery, Grosvenor Square, Victoria Tower Gardens. Perceba que tem até tem um cemitério entre os parques, mas é isso mesmo, inclusive pode andar de bike por lá!

Primrose Hill

O mais famoso de todos é o Hyde Park, que já serviu de campo de duelo entre membros da nobreza e até campo de batalha durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje, essa imensa área verde abriga mais de com mais de 4.000 árvores, um lago, um prado, jardins de rosas e monumentos, além de ser palco de grandes festivais, manifestações e comícios públicos. Ele é um parque bem cheio, principalmente aos fins de semana, mas por ser muito grande, dificilmente você vai ter a sensação de estar lotado. Definitivamente, o Hyde Park não pode ficar de fora do seu roteiro quando vier pra cá.

Richmond Park

Depois a gente fala um pouco dos outros parques. O que você precisa saber é que, se você se amarra em fazer piquenique, dar uma corridinha ou até mesmo dar uma relaxada e ler um livro, é só ir até um parque londrino quando estiver por aqui. E lembrando que nos parques, “não tem tempo ruim” (entre aspas mesmo!): você pode ir a qualquer um deles e simplesmente deitar no chão e suspirar: Ah… tô em Londres!

E com os acontecimentos de 2020 (o tal do Covid-19), os parques também tiveram de se adequar. Mas nada que cause maiores preocupações: em todos os portões, você vai encontrar sinalização para te lembrar do distanciamento social. Fora isso, pode colocar a sunguinha e esticar toalha na grama pra se sentir londrino.

Menu
Informações atualizadas sobre oCOVID19 em Londres