Como tirar a foto perfeita no celular

Dicas de Fernando BA – Fotógrafo Profissional em Londres

Sempre limpar a lente da câmera antes de usar

Bem, parece até lei de Murphy, mas sempre que vamos pegar o celular acabamos tocando na lente da câmera sem querer. E isto deixa as lentes sujas o suficiente para que as fotos fiquem meio embaçadas, sem nitidez, ou mesmo com borrões. Esta dica também serve para as fotos feitas com a câmera frontal (selfies).

Reforce o foco automático da câmera clicando na tela encima do objeto

Quando vamos fotografar algo a câmera do celular tenta focar automaticamente naquilo que ela imagina ser objeto principal, portanto nem sempre foca naquilo que queremos.

Então, fazendo isto manualmente você tem o total controle do que está sendo focado.

Deixar a linha do horizonte bem alinhada

Quando a gente está fotografando temos que nos preocupar com a iluminação, cores, pessoas, etc e acabamos esquecendo de analisar o fundo da imagem e muitas vezes a linha do horizonte fica torta e isto gera um certo incômodo ao ver a foto.

Então a dica é sempre prestar atenção no horizonte para deixar a imagem mais confortável aos olhos.

Deixar o GRID da câmera habilitado pode ajudar muito no alinhamento.

Ajuste a luminosidade se for necessário

Os sistemas das câmeras dos celulares calculam automaticamente a luminosidade necessária para o ambiente ou para o objeto que ocupar mais espaço na imagem enquadrada. Desta forma, nem sempre o objeto principal que você quer fotografar fica bem iluminado. Então, deve-se clicar no objeto principal na tela para a câmera recalcular a luminosidade ou então clicar na tela do celular e subir ou descer para controlar manualmente a luminosidade da maneira que você quiser.

Evite fotografar no contra-luz se não quiser fazer uma foto de silhueta

Quando você tenta fotografar alguém com a luz do sol no fundo o sistema da câmera não consegue balancear automaticamente a luminosidade da imagem e o objeto principal pode ficar parecendo uma silhueta. Se a intenção for esta, a foto pode ficar bem legal usando criatividade.

Caso contrário, você tem apenas duas opções para evitar isto:

  • forma mais prática: mudar de posição/ângulo para fotografar o objeto principal com a luz de frente ao invés de vindo de trás. Às vezes é necessário andar alguns minutos para encontrar a melhor posição. 
  • forma mais complexa: usar um app de edição de fotos como o Lightroom para clarear “somente” o objeto principal sem alterar o fundo. Isto requer um bom conhecimento e prática de edição seletiva, pois nenhum app faz isto automaticamente. Obs: Isto nem sempre funciona bem, pois as imagens de celulares ainda não tem um bom “alcance dinâmico” necessário para edições radicais como esta.

Curtiu essas dicas? Então pega seu celular e e já sai fotografando tudo por aí! A prática faz a perfeição.

Não tem um celular bom e não quer perder os melhores momentos em Londres? Entre em contato com o Fernando BA e leve pra casa fotos incríveis de uma viagem inesquecível.

#VAI

Menu
Informações atualizadas sobre oCOVID19 em Londres